TAOÍSMO



Taoísmo – Visão filosófica e espiritual

PALESTRA DE ABERTURA COM SIDNEY DONATELLI,
 iniciado pelo mestre taoísta Wu Jyh Cherng

sexta-feira dia 02/11 às 13h


O Taoísmo, (Dao – Caminho e Jiao – Ensinamento ou Doutrina) é uma Tradição ancestral, ou seja, são inúmeras pessoas buscadoras do Dao, desde tempos imemoriais, diferentemente das tradições patriarcais que têm um ser histórico específico, como referencial da sua doutrina. O seu desenvolvimento se deu ao longo do processo de civilização dos seres humanos que povoavam a China.
Nascido na China, o Taoísmo é uma das três maiores tradições espirituais do país. Originou-se com o Imperador Amarelo (Huáng Di) e foi desenvolvido por Lao Zi e pelo Mestre Celestial Zhing Dao Líng. A filosofia de Huáng Di, juntamente com a Lao Zi, é conhecida como escola Huáng Lao. O Dao Jiao – religião taoísta – integra os ensinamentos ou conhecimentos do Dao Ji – filosofia taoísta – com as teorias do Yin – Yáng, escolas do Xin Dao (Caminho dos Imortais - Alquimia) e Shén Dào (Caminho Espiritual – Divindades), incorporando-as numa só.
Energia ou Sopro (Qì) e Consciência ou Espírito (Shén), são os dois elementos fundamentais da vida manifesta e é uma síntese do legado do Taoísmo e da MTC. Estes dois aspectos normalmente são apreendidos pelos seres separadamente, mas unir Shén e Qì é unir Yáng e Y!n, o que significa retornar à Unidade (Tài Jí).





SIDNEY DONATELLI – Massoterapeuta e acupunturista desde 1983. Professor de Movimento Consciente desde 1979, Fundador e Diretor da Escola Amor e Centro de Vivências Sítio da Lua. Coordenador do Curso de Formação em Massoterapia. Autor dos livros “Macro e Microcosmos”, “Mapa dos Meridianos Chineses”,” Caminhos de Energia. Atlas dos meridianos e pontos para massoterapia e acupuntura” e “Massagem para gestantes” (no prelo). Iniciado pelo mestre taoísta Wu Jyh Cherng. Membro do colegiado do Conselho Autoregulamentador Brasileiro de Massoterapia - Combramasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário